Criptomoedas Estáveis (Stablecoins)

Criptomoedas Estáveis (Stablecoins): O Essencial para Iniciantes

O que são e como funcionam?

Criptomoedas Estáveis (Stablecoins)

Imagine que a Bitcoin é como uma ação na bolsa, que sobe e desce de valor rapidamente. As Stablecoins são precisamente o oposto.

A "Ponte": as criptomoedas estáveis funcionam como uma ponte entre o mundo agitado das criptomoedas e o mundo das moedas tradicionais (como o dólar ou o euro), ou até mesmo o ouro.
O Valor Fixo: o valor de uma Stablecoin é fixo, ou indexado ao valor de um ativo estável. Por exemplo, uma Stablecoin pode ser criada para ter sempre o mesmo valor que 1 dólar americano (USD).
A Segurança: essencialmente, é uma forma de ter a flexibilidade de uma moeda digital, funcionando na internet, com a facilidade de envio, e com a mesma segurança de uma moeda tradicional.

Porque são Importantes e Úteis?

As Stablecoins são muito valorizadas no mundo digital por várias razões, especialmente para quem não gosta de correr riscos:

Estabilidade em Mercados Voláteis:

Quando o preço das outras criptomoedas começa a cair rapidamente, os investidores podem transferir o seu dinheiro digital para Stablecoins. É como guardar o dinheiro (colocar de lado), em vez de o tirar do mercado, esperando que a crise passe. Isto permite-lhes proteger os seus lucros ou evitar perdas, sem ter que converter o dinheiro de volta para a sua moeda local, como por exemplo o euro.

Eficiência nas Transações:

Usar Stablecoins torna a movimentação de dinheiro dentro do mercado de criptomoedas muito mais rápida do que se tivéssemos que usar um banco tradicional.

Alternativa de Poupança:

Em alguns casos, são usadas Stablecoins como uma conta poupança digital. Podem comprar-se Stablecoins e, por vezes, obtendo lucros mais altos do que os oferecidos pelos bancos normais.

Transferências Fáceis e Rápidas:

As stablecoins são fáceis de transferir para qualquer parte do mundo, com taxas baixas e sem a necessidade de uma conta bancária. Isto é especialmente útil em países onde a moeda local é muito instável ou o acesso ao dólar é difícil.

Como é Mantido o Valor?

Existem duas formas principais de garantir que uma Stablecoin mantém o seu valor (por exemplo, 1 Stablecoin = 1 Dólar):

Stablecoins apoiadas por Reservas - a empresa que cria a Stablecoin deverá possuir um montante equivalente em ativos reais, como dinheiro em contas bancárias ou ouro, para cada Stablecoin que existe. Se há 1 milhão de Stablecoins em circulação, a empresa tem de ter 1 milhão de dólares (ou o equivalente) em reserva.

Stablecoins Algorítmicas - usam programas de computador complexos (os designados contratos inteligentes), para controlar automaticamente a quantidade de moedas em circulação e, assim, manter o preço estável. 

É fundamental entender que, embora sejam estáveis, as Stablecoins também têm os seus riscos. Deve sempre pesquisar como cada uma funciona e se o mecanismo de estabilidade é de confiança.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Exchange - o que significa?

Criptomoedas

Criptomoeda Ethereum